Safra forte de soja causa trânsito e des abastecimento no Mat o Grosso

Olá,

Vale à pena assistir ao vídeo dessa reportagem… clicando no link ao final…

o que fazer?! Tantas vezes falamos em aula sobre o tema…

Milhares de carretas transportam safra para terminal de Alto Araguaia.
No fim de semana, o congestionamento chegou a 60 quilômetros.

Jonas CamposAlto Araguaia, MT

2480336.jpg

Uma supersafra de soja virou grave problema no Mato Grosso, que tem de lidar com recorde de congestionamentos e até desabastecimento.

Para onde se olha, o que se vê são filas, muitas filas. São milhares de carretas que transportam a safra de soja produzida em Mato Grosso para o terminal ferroviário de Alto Araguaia.

De lá, os carregamentos seguem de trem até o porto de Santos, no litoral de São Paulo, em uma viagem de 80 horas. No fim de semana, o congestionamento chegou a 60 quilômetros.

Para tentar fugir do trânsito parado, alguns motoristas de carros pequenos se arriscam na contramão. Outros preferem seguir por estradas de terra que cortam as fazendas da região.

Um acidente nesta segunda-feira (25) com duas carretas deixou a situação ainda pior. A Polícia Rodoviária Federal teve que bloquear o trânsito de caminhões para o terminal. “Ficar em beira de estrada jogado igual cachorro, sem comida, sem água, sem lugar para tomar banho, sem nada”, diz o motorista Marcos Soares Lima.

Chegar ao destino não significa o fim da espera. No terminal, os motoristas têm que esperar para descarregar. São centenas de carretas paradas. Os caminhoneiros dizem que a espera é de 36 horas, mas já foi de três dias.

A América Latina Logística, que administra o terminal, afirmou que, por causa da supersafra, está operando com a capacidade máxima de descarga de 1.200 caminhões por dia.

O trânsito pesado preocupa os moradores da região. As carretas passam dentro das cidades. Luis Felipe de Araújo estava de moto quando foi atingido por uma carreta ao cruzar uma avenida de Alto Araguaia. Morreu na hora.

Em nota, a América Latina Logística afirmou que os produtores excederam as cotas diárias de carga do terminal, previstas em contrato, gerando as filas de caminhões.

FONTE: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/03/safra-forte-de-soja-causa-transito-e-desabastecimento-no-mato-grosso.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s