Paraguai põe nova barreira à Venezuela no Mercosul

Veto do Senado pode, no futuro, dificultar a integração do bloco.

Publicada em 24 de Agosto de 2012

O Senado do Paraguai vetou a entrada da Venezuela no Mercosul, numa decisão que por ora tem um peso mais simbólico, mas que no futuro poderá ser mais um entrave à integração do bloco.

O Congresso paraguaio era o único dos quatro membros que ainda não havia aprovado a adesão venezuelana. O impasse foi contornado quando os parlamentares aprovaram o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, em junho. Argentina, Brasil e Uruguai usaram a destituição como argumento para suspender o Paraguai e usaram a janela de oportunidade para permitir a entrada da Venezuela.

O pedido de adesão havia sido feito em 2006 pelo presidente Hugo Chávez. Lugo, que chegou ao poder em 2008, retirou o assunto do Congresso, para evitar o risco de reprovação. O presidente que assumiu após o impeachment, Federico Franco, mandou o texto de volta ao Congresso. Na votação, ontem, 31 dos 45 senadores votaram contra e 3, a favor.

Com o Paraguai está suspenso do bloco até que realize eleições, previstas para abril de 2013, por enquanto a decisão terá pouca implicação prática. Mas o atual governo já deu sinais de querer fazê-la valer.

– Não vai ser algo simbólico. Sem a aprovação do Paraguai, o ingresso (da Venezuela) é ilegal e o Ministério das Relações Exteriores não têm outra alternativa além de aceitar a decisão do Congresso. A partir daí vamos estudar os passos a seguir – disse o chanceler paraguaio, José Félix Estigarriba.

Desde o impeachment, a relação entre os dois países esfriou. Assunção acusa Caracas de tentar sublevar militares paraguaios para defender Lugo.

FONTE: http://www.global21.com.br/noticias/2019256/1/paraguai-poe-nova-barreira-a-venezuela-no-mercosul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: