ADMINISTRAÇÃO: Como fisgar um bom funcionário para seu negócio?

Especialista fala sobre os atrativos da pequena empresa para sua equipe

Editado por Priscila Zuini, de Como fisgar um bom funcionário para seu negócio?

Respondido por Othamar Gama Filho, especialista em gestão de pessoas

Talvez sua pequena empresa não possa competir de igual para igual com as grandes empresas em diversos quesitos relacionados com ferramentas de motivação de colaboradores. Porém, pessoas não são apenas motivadas por prêmios em dinheiro e viagens.

Uma pequena empresa precisa explorar seu tamanho e a sua flexibilidade natural para criar uma cultura atraente e competir pelos bons profissionais. Veja alguns atrativos das pequenas empresas.

Proximidade com os sócios da empresa: os colaboradores se sentem mais felizes em uma empresa quando sabem que podem conversar, trocar experiências e aprender com seus sócios e fundadores.

Comunicação e tomada de decisão mais rápidas: uma pirâmide hierárquica menor torna a tomada de decisão mais rápida. Isso é um fator muito importante na motivação de vários profissionais criativos e de talento.

Possibilidade de crescimento mais veloz: grandes empresas possuem políticas de promoção e remuneração mais rígidas e isso faz com que pessoas de alto desempenho precisem esperar até dois anos para serem promovidas. Sua pequena empresa não precisa seguir essas políticas e com isso ela pode se tornar muito mais atraente para jovens e ambiciosos profissionais.

Sempre, claro, utilizando critérios lógicos e objetivos para promoções.

Aprendizado mais generalista e mais autonomia: a demanda de uma pequena empresa requer que as descrições dos cargos sejam mais flexíveis, o que significa que um colaborador será obrigado a atuar em diversas áreas e aprender coisas novas que em uma grande empresa ele não seria capaz.

Maior importância do colaborador dentro do todo: em uma grande empresa o colaborador pode se sentir como sendo mais um dentre milhares de outros colaboradores. A pequena empresa não pode perder a oportunidade de mostrar o quanto esse colaborador é importante para ela e sua equipe, criando uma atmosfera amigável e familiar, coisa rara em muitas grandes empresas.

Othamar Gama Filho é diretor executivo da consultoria Recruiters e especialista em tecnologias de análise de perfil de candidatos.

Envie suas dúvidas com a palavra RH no assunto da mensagem para examecanalpme.

FONTE: http://exame.abril.com.br/noticia/como-fisgar-um-bom-funcionario-para-seu-negocio/imprimir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: