Hotéis investem em atrações para crianças

Empreendimentos de Gramado e Canela focam em espaços voltados aos pequenos hóspedes e alimentação especial

Adriana Lampert

HOTEL CONTINENTAL/DIVULGAÇÃO/JC

Continental montou o Castelo Encantado, onde o público infantil se diverte.

A nova aposta dos hotéis da Serra na disputa pelos turistas que visitam cidades como Gramado e Canela tem sido investir em espaços específicos para as crianças. Entre os projetos desenvolvidos especialmente para o público infantil, as opções de entretenimento dentro das áreas dos estabelecimentos são as mais comuns, mas também há aqueles que formatam cardápios exclusivos para os pequenos, que são oferecidos nos cafés da manhã e entram na oferta dos restaurantes das hospedagens; ou constroem copas a parte somente para que as mães possam preparar as papinhas dos bebês com tranquilidade e comodidade. Além disso, atividades lúdicas, acompanhadas por monitores, passeios externos com visitação a fabricas de chocolate e parques também integram a lista de atrativos dos empreendimentos. “O turismo de lazer, em geral, é constituído de famílias com crianças”, justifica o diretor do Hotel Continental Canela, Marcelo Carvalho. A empresa conta com uma casa externa, em área de 200 m2, denominada Castelo Encantado. O espaço foi criado para o entretenimento de crianças acima de 5 anos.

Inspirado nos contos dos quadrinhos, o espaço infantil do Hotel Continental Canela conta com sala de atividades como pintura e jogos lúdicos, desenvolvidos sob a orientação de monitores, salas de jogos eletrônicos, ping pong, tri-ball, fla-flu, sinuca e cinema com sessões de filmes infantojuvenis. A iniciativa tem boa receptividade entre as famílias, e acaba se tornando um ponto de encontro das crianças hospedadas no hotel. O Continental também oferece trilha para caminhada em sua área verde, campo gramado de futebol 7, tirolesa juvenil e playground, entre outras atividades que tornam o hotel um chamativo para os pequenos. “Com a oferta de inúmeras opções de lazer para a criançada, recebemos muitas famílias ao longo do ano”, garante Carvalho. O volume aumenta no período de férias escolares e também em feriados prolongados, ressalta o diretor do empreendimento, que “desde sempre” investiu na recreação infantil.

“Adotamos como política do hotel ter um diferencial para as crianças, uma vez que trabalhamos focados no lazer de família. Antes de implementarmos este espaço, tínhamos esta característica, mas faltava um lugar só para os pequenos”, justifica Carvalho, destacando que em um dos andares do Castelo Encantando também foi construída uma copa infantil, para o preparo de papinhas e lanches. Para os pais, o espaço representa tranquilidade na hora de passear por Canela, enquanto os filhos brincam sob os cuidados de três monitores, contratados para permanecerem, diariamente, à disposição dos pequenos hospedados no Continental. “Em épocas com muito movimento, inclusive temos que contratar funcionários temporários para esta função.” É o caso do próximo feriado de Páscoa, quando o empreendimento irá cumprir programação de caça ao ninho no parque próprio. Carvalho diz que o diferencial tem gerado boa procura de famílias com filhos, principalmente na Páscoa e no Natal. “Contamos com 172 apartamentos. Em dias normais, sem feriados, a ocupação de famílias com crianças representa 40% do total, em média.”

Em Gramado, o Hotel Alpestre também buscou uma forma de oferecer assistência diferenciada às famílias que viajam com crianças. Seguindo o conceito baby friendly (amigo do bebê), o empreendimento oferece alimentação especial para os pequenos hóspedes, com cardápio infantil no café da manhã, e nos recantos coffee shop e grill. O cardápio baby oferece opções nutricionais para crianças até 12 anos. O hotel também está finalizando a montagem da copa baby, onde serão disponibilizadas frutas, papinhas e leite específico, além de equipamentos necessários para as mães que queiram preparar alimentos para os filhos.

No Alpestre também há um local apropriado para os pimpolhos gastarem energia. Uma estação de jogos funciona em ambiente com diversos pufs, televisor e mesinhas para desenhar, entre outros equipamentos, sob a companhia de uma equipe de recreação, ou mesmo acompanhadas dos pais. “A maioria dos casais que vêm a Gramado tem filhos com 2 a 8 anos de idade. Nosso hotel tem uma área externa grande para o lazer das crianças. Não é a toa que 60% dos 101 apartamentos são ocupados por este público”, avalia o gerente-geral Mauro Valmórbida. Ele adianta que o empreendimento está estudando um novo projeto na área de recreação, que irá viabilizar novo espaço, “devido à grande procura”.

Feriadão de Páscoa movimenta viagens de famílias aos municípíos da Serra gaúcha

Quem circular por Gramado e Canela até o próximo final de semana irá se deparar com um cenário lúdico, cheio de ícones atrelados à Páscoa, principalmente coelhos e ovos. Para reforçar o clima, a Chocofest, evento que ocorre em Gramado até o dia 8 de abril, tem encantado milhares de visitantes, principalmente o público infantil. Não é à toa que alguns empreendimentos da região se deram conta de que vale a pena focar também nos hóspedes de faixa etária até 12 anos. As famílias com crianças compõem boa parte do percentual de visitantes das cidades da Serra, movimentando a receita do comércio local.

A Chocofest combina atrações variadas para que crianças e adultos façam seu próprio roteiro de diversão na Páscoa. A ideia aproveita o potencial das fábricas e lojas de chocolate existentes em Gramado, sem a necessidade de realizar uma feira em local fechado. Nesse novo formato, o Chocofest promove diversão ao ar livre ao longo de 31 dias de programação. E o público infantil é a grande inspiração do evento, onde 80% da programação é voltada para a realização espetáculos de teatro, desfiles, contação de histórias, oficinas de culinária, maquiagem de chocolate, maquiagem artística e outras atividades para os pequenos.

Mas nem só de Natal e Páscoa vivem as cidades da Serra e os atrativos para a gurizada permeiam outras temáticas: parques de diversão, como a Terra Encantada, que oferece bonecos de animais e personagens; e o Mini Mundo, onde tudo é feito em miniatura e réplicas de construções antigas e famosas, surpreendem o público infantil. Também o Zoológico de Gramado recebe muitas famílias com filhos. Inclusive, a hotelaria já atende às crianças, promovendo passeios orientados, com equipes preparadas para suprir as necessidades dos pequenos, mas não menos exigentes visitantes da região.

FONTE: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=90181

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: