A geometria da Torre da Água e uma caminhada por Lucerna – Europa, Suíça

A Torre da Água é uma fortificação de 43 metros de altura, erguida em 1303, 30 anos antes da construção da Ponte da Capela.

14:06, 6 de fevereiro de 2012

Haroldo Castro

Geral Tags: Concurso, Europa, Suíça

Europa, Suíça

Mesmo tendo mais de 700 anos, a torre – que serviu como arquivo, tesouraria, prisão e câmera de tortura – possui um desenho arquitetônico singular.

No Google Earth, a vista aérea de Kapellbrucke (Ponte da Capela, em alemão) mostra a forma da construção medieval.

A Torre da Água tem oito paredes e o teto está dividido em oito gomos iguais, foto do Google Earth.

publico a seguir outras fotos de Lucerna, resultado das caminhadas pela cidade antiga durante os três dias de visita.

Imagem da Torre de Água de Lucerna, ao anoitecer, com a passarela de madeira da Ponte da Capela em primeiro plano. Ao fundo, a montanha Rigi, com 1.798 metros de altitude. Para alcançar o topo, usa-se um trem de cremalheira, a primeira ferrovia de montanha construída na Europa, em 1871.

Existem mais de 160 fontes de água em Lucerna, todas oferecendo água potável. É comum ver os habitantes da cidade enchendo garrafas nestas fontes que têm vários séculos de idade. Ao fundo, as paredes da Capela de São Pedro, o santuário que deu o nome à famosa ponte que atravessa o rio Reuss.

Uma cena insólita no rio Reuss: um cisne branco navega ao redor de uma bicicleta que foi atirada dentro do rio. Acidente ou pegadinha? A bicicleta ficou poucas horas dentro d’água e um funcionário da prefeitura logo veio para retirá-la. Mas a singularidade da cena valeu o clique.

A Antiga Farmácia, construída originalmente em 1530 na Praça do Mercado do Vinho, foi a primeira farmácia do país. Abaixo da pintura de uma Eva com cauda de serpente, vê-se a inscrição em latim “Amor medicabilis nullis herbis” que siginifica algo como “Não há nenhum remédio que possa curar o Amor”.

Outro prédio com a fachada totalmente decorada, mas desta vez com uma pintura moderna, é o Restaurante Fritschi. A decoração simboliza o Carnaval de Lucerna, chamado Fasnacht, que começa na quinta-feira, antes do Sábado de Aleluia. Durante a festa, as figuras de um casal idoso, Fritschi e Fritschene, passeiam pela cidade, acompanhados por ruidosas bandas e paradas.

FONTE: http://colunas.revistaepoca.globo.com/viajologia/2012/02/06/a-geometria-da-torre-da-agua-e-uma-caminhada-por-lucerna/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: