Estado fecha parceria com o Uruguai para retirar 1 milhão de garrafas PET

Sustentabilidade – 12/01/2012 08h33. Atualizado em 12/01/2012 08h43

Projeto envolve a criação de núcleos de coleta, inicialmente, nas cidades de Novo Hamburgo, Jaguarão e Santa Cruz.

Da Redação

Uruguai

– Uma experiência pioneira de integração produtiva entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai vai possibilitar a retirada de cerca de um milhão de garrafas PET de circulação. A iniciativa, inédita no Mercosul, foi acertada na tarde dessa quarta-feira, em San José, distante 100km de Montevidéu, entre o vice-governador Beto Grill, que lidera a missão gaúcha, e representantes da Cooperativa Industrial Maragata (Coopima).

O acordo é resultado da visita do presidente uruguaiao José Mujica ao Rio Grande do Sul em novembro de 2011.O projeto envolve a criação de núcleos de coleta de PET, inicialmente, nas cidades de Jaguarão, Santa Cruz e Novo Hamburgo que concentrarão o material coletado por catadores e recicladores gaúchos.

O material coletado será enviado à Coopima que vai transformar os flocos de PET em fibra e enviar a uma cooperativa de tecelagem em Minas Gerais. Posteriormente, essa fibra será transformada em tecido. A partir daí, estes tecidos voltarão ao Rio Grande do Sul para a confecção de roupas, calçados e bolsas por costureiras gaúchas.

O Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, vai destinar recursos na ordem de R$ 3 milhões ao projeto, com contrapartida de R$ 850 mil do Governo gaúcho. Estes recursos permitirão a compra de máquinas que vão viabilizar a flocagem do PET, estágio inicial de processamento, para posterior envio do material ao Uruguai.

Segundo Tarson Nuñez, coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (ACRI), este é um projeto de profundo conteúdo social na medida em que permitirá aos catadores e recicladores agregar valor ao seu trabalho. "Ao mesmo tempo em que estaremos gerando renda para um setor bastante desfavorecido da população, estaremos preservando o meio ambiente, que é uma das áreas de desenvolvimento mais novas em âmbito mundial – a indústria verde -, a indústria da reciclagem, um dos ramos que está entre as prioridades do projeto de desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul." Num primeiro momento sairão de circulação 400 toneladas de garrafas PET, podendo chegar a um milhão de toneladas, afirmou Tarson.

O prefeito de Jaguarão, Carlos Martins, que acompanhou o encontro, destacou que a iniciativa vai beneficiar cerca de 100 pessoas. "Esse investimento vai favorecer toda a região incrementando a geração de renda desta população".

O governador em excercicio Beto Grill destacou que esta é mais uma rodada de negociações da relação Brasil-Uruguai, iniciada pela presidenta Dilma. "Com muita alegria estamos intensificando essa relação em diversos aspectos com o país vizinho, trabalhando sob a orientaçã do nosso governador Tarso Genro, no sentido de potencializar a decisão politica do Governo Federal, reforçada pela posição da presidente, que tem demonstrado interesse da aproximação Brasil-Uruguai. Esta decisão tem permitido que o nosso Estado seja agente pró-ativo, estabelecendo canais adequados para que essas intencopes se transformem em ações práticas que tragam benefícios para ambas as populações".

O lancamento oficial do projeto, segundo Grill, será no Fórum Social Temático que acontecerá a partir do dia 24 de janeiro em Porto Alegre. "O ato contará com mais de 20 prefeituras e uma grande representação de nossos parceiros uruguaios", concluiu.

FONTE: http://www.jornalnh.com.br/estado/366921/estado-fecha-parceria-com-o-uruguai-para-retirar-1-milhao-de-garrafas-pet.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: