Rachaduras em navio na Nova Zelândia ameaçam aumentar vazamento

O navio cargueiro MV Rena, de bandeira libanesa, que está encalhado na costa da Nova Zelândia desde a última quinta-feira, já apresenta rachaduras em sua estrutura. Autoridades temem um rompimento na embarcação, que provocaria um grande vazamento de petróleo e produtos químicos no mar. Segundo o jornal online Global Post, fortes ondas inclinaram o navio e contêineres caíram no mar.

O segundo capitão do MV Rena foi preso na Nova Zelândia sob acusações de “operar um navio de maneira a causar perigo ou risco desnecessários”. Ele foi intimado a comparecer na corte do distrito de Tauranga. Nesta manhã, o capitão da embarcação foi à corte – ele havia sido detido e pagado a fiança sob condição de que entregasse seu passaporte.

Na última quinta-feira, 6 de outubro, o cargueiro liberiano MV Rena encalhou em um recife a 20 km da costa de Tauranga. Ao ficar preso, o navio, de mais de 47 mil toneladas, inclinou 10 graus, dando início ao vazamento do óleo. Até agora, estima-se que entre 130 a 350 toneladas de óleo já tenham vazado – pouco perto das 1,7 mil toneladas que o cargueiro transportava. Nesta segunda, o petróleo começou a atingir a costa, enquanto o ministério do Meio Ambiente já classificava o vazamento como o pior desastre ambiental da história da Nova Zelândia.

“A situação nos próximos dias, da perspectiva ambiental, vai ficar significativamente pior”, disse o ministro Nick Smith a veículos de imprensa, entre os quais a Reuters. “O governo está determinado a fazer tudo o que for possível para minimizar os danos ambientais do que, já está claro agora, é o pior desastre ambiental da Nova Zelândia em décadas”, acrescentou.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5407367-EI17616,00-Rachaduras+em+navio+na+Nova+Zelandia+ameacam+aumentar+vazamento.html

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja mais fotos em http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5407367-EI17616,00-Rachaduras+em+navio+na+Nova+Zelandia+ameacam+aumentar+vazamento.html#tphotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: