Obras do Cais Mauá começam até março 2012

Ivo Gonçalves/PMPA/JC

Arquiteto Paulo Kawahara, sócio do escritório Jaime Lerner, apresentou o projeto na prefeitura
Arquiteto Paulo Kawahara, sócio do escritório Jaime Lerner, apresentou o projeto na prefeitura

As obras de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre, devem começar ainda no primeiro trimestre de 2012. Essa é a expectativa do diretor-presidente da concessionária Porto Cais Mauá do Brasil, Mário Freitas. O projeto foi apresentado ontem ao prefeito pelo arquiteto Paulo Kawahara “A gente imagina que em fevereiro ou março já haja condições de iniciar os trabalhos no local”, destacou. As primeiras atividades que devem ser realizadas são as obras de acessibilidade e infraestrutura, como redes de água, luz e esgoto, e também a revitalização dos armazéns. “Acreditamos que, para a Copa de 2014, o local já possa ser entregue “, comentou Freitas.

Freitas participou de uma nova reunião com a Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge) da prefeitura, no Paço Municipal. O encontro contou com a presença de representantes dos escritórios de arquitetura Jaime Lerner, Paulo Kawahara, e da B720, responsáveis pelas obras. Na ocasião, foi debatida a conclusão do termo de referência, documento que reúne as diretrizes técnicas fundamentais para a elaboração dos estudos.

Prefeitura finaliza estudos técnicos

O termo de referência foi entregue pela concessionária ao município no dia 12 de setembro. Na ocasião, o prefeito José Fortunati assumiu o compromisso de liberar a primeira etapa do projeto em 30 dias. “Após a liberação do termo de referência, o empreendedor estará apto a fazer os estudos de impacto ambiental e de circulação”, salientou o coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian.

O prefeito mostrou-se satisfeito com o desenvolvimento do trabalho. “A prefeitura está finalizando os estudos técnicos com as diretrizes para os estudos de viabilidade, e vamos cumprir o prometido de entregar o termo de referência em 30 dias”, destacou.

A revitalização do Cais compreende o trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros que vai da Estação Rodoviária à Usina do Gasômetro. O plano prevê a construção de prédios comerciais e mistos, além da recuperação dos armazéns para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais. A empresa responsável pelo empreendimento estima que serão gerados cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos na operação.

Segundo Mário Freitas, a concessionária tem visto o esforço dos técnicos para agilizar o trâmite do projeto. “Esta reunião é um exemplo de como a prefeitura tem se empenhado para terminar sua parte no tempo previsto”, afirmou o diretor-presidente da concessionária Porto Cais Mauá.

FONTE: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=74301&fonte=capa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: