Criadores buscam liberação de bovinos franqueiros para Expointer 2011

Animais foram barrados do evento devido à ausência de registro definitivo da raça

JOANA COLUSSI | joana.colussi

Primeiro bovino crioulo a movimentar o comércio na região Sul do Brasil, há mais de cem anos, os franqueiros foram impedidos de participar da Expointer 2011. A decisão é resultado de uma disputa entre criadores gaúchos e catarinenses quanto ao registro genealógico da raça.

Com os animais prontos para expor na Expointer 2011, Sebastião Fonseca de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Franqueiros, foi surpreendido na semana passada com um comunicado da Secretaria Estadual da Agricultura, informando que os bovinos não poderão ingressar na feira devido à ausência de registro genealógico definitivo do Ministério da Agricultura.

— Entramos em contato com a associação que detém o registro da raça, que não respaldou a participação desses animais na feira — explica Honório de Azevedo Franco, médico veterinário da secretaria.

Em 2008, os criadores de Lages, no Planalto catarinense, conseguiram o registro oficial da raça “crioula lageana” na Agricultura, e a nomenclatura “franqueiro” deixou de existir oficialmente.

— A primeira feira agropecuária do Estado, ainda em 1889, teve como campeão um franqueiro. O que estão fazendo é um desrespeito com a história de uma raça que sustentou a economia gaúcha por décadas — critica Oliveira.

FONTE: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/zhdinheiro/19,0,3450338,Criadores-buscam-liberacao-de-bovinos-franqueiros-para-Expointer-2011.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: