Propaganda de turismo irrita calçadistas

Publicada em 3/8/2011 – Redação Exclusivo On Line      

Divulgação

Anúncio seria desrespeito à indústria nacional, afirmam entidades do segmento

Um anúncio veiculado pela operadora de viagens CVC Turismo em uma revista de circulação nacional está causando mal estar e indignação entre as entidades calçadistas do País. O motivo seria o texto da peça publicitária, focada no Dia dos Pais, que traz a chamada “Em vez de dar um sapato, leve seu pai para comprar um na Itália”. A empresa informou que a propaganda foi veiculada somente em uma publicação e que não será repetida. Além disso, afirmou que respeita o setor e se colocou à disposição para parcerias comerciais.

Para o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Carlos Ajita, a ação é um desestímulo a compra de sapato brasileiro e um desserviço não só ao comércio, mas para toda a cadeia produtiva. “O Dia dos Pais é uma excelente oportunidade de vendas para o varejo de calçados. Um anúncio propondo a compra do produto na Itália é uma adversidade que o setor não precisava enfrentar”, afirmou o dirigente, que endereçou carta de repúdio ao presidente da companhia de turismo.

O Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) informou, através de “nota de repúdio”, que através da campanha publicitária a CVC age com total desrespeito a setor calçadista nacional ao estimular a compra de sapatos em outro país. “É fato que a indústria brasileira vem sofrendo graves ameaças face a invasão dos calçados chineses e da significativa carga tributária que suportam os empresários”, afirma o texto, assinado pelo presidente da entidade, José Carlos Brigagão do Couto. O comunicado ainda lamenta a atitude da empresa, que demonstraria incentivo ao crescimento e desenvolvimento de economias externas e não a nacional.

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) também se solidarizou com as duas entidades, frisando que “ao desestimular o consumo interno, o anúncio manifesta desconhecimento sobre o status que hoje o produto brasileiro tem no mercado internacional”. Somente a Itália, por exemplo, importou do Brasil quase cinco milhões de pares em 2010.

FONTE: http://www.exclusivo.com.br/Noticias/60271/Propaganda-de-turismo-irrita-calçadistas.eol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: