Inflação na China atinge nível mais alto em 34 meses

Em maio, os preços no gigante asiático estavam 5,5% mais altos do que no início do ano. Governo elevou a taxa de reserva dos bancos ao nível recorde de 21,5%

Redação ÉPOCA, com Agência Brasil

A inflação na China atingiu o nível mais alto em 34 meses. A Agência Nacional de Estatísticas da China informou nesta terça-feira (14) que os preços no país tiveram um aumento médio 5,5% desde o início do ano até maio. A conclusão ocorre em meio aos esforços do governo para conter o superaquecimento da economia.

De acordo com os dados, os preços dos alimentos foram o principal fator que pressionou a taxa para cima, com uma alta anual de 11,7% até maio. Alguns analistas preveem novos aumentos da inflação nos próximos meses, passando a barreira dos 6%.

A elevação dos preços dos alimentos e das commodities se reflete no aumento do custo de vida na China e se transformou em uma questão política de relevância no país. As autoridades chinesas dizem que o combate aos aumentos dos preços é uma das grandes prioridades do governo, que estabeleceu como meta manter a inflação abaixo de 4% neste ano.

O Banco Central da China elevou as taxas de juros quatro vezes desde outubro, em um esforço para conter o crédito e a alta da inflação. Segundo analistas, os dados divulgados nesta terça indicam um novo aumento nas taxas de juros na próxima semana.

Imediatamente após a divulgação dos dados, o governo chinês determinou, segundo a Bloomberg, que os maiores bancos do país ampliassem de 21% para 21,5% o montante de reservas que devem possuir. É um índice recorde, que busca reduzir a oferta de empréstimos na economia e, assim frear o consumo, diminuindo a pressão inflacionária. A medida vale a partir de 20 de junho.

JL

LINKS PATROCINADOS

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI241208-15259,00-INFLACAO+NA+CHINA+ATINGE+NIVEL+MAIS+ALTO+EM+MESES.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: