COPA 2014: Qualidade da infraestrutura é diferencial de Farroupilha

Roberto Hunoff

MAICON DAMASCENO/AGÊNCIA FREELANCER/JC

 
Santuário de Caravaggio atrai 1,7 milhão de pessoas anualmente.

Sem alarde e quase nenhuma mobilização da comunidade, a prefeitura de Farroupilha garantiu a pré-indicação da cidade como candidata a Centro de Treinamento da Copa do Mundo de 2014 apenas respondendo a um questionário da Fifa. O formulário enviado pela entidade no ano passado pedia informações sobre a cidade e suas principais características. “Não fizemos nenhum lobby, apenas indicamos o que Farroupilha tem a oferecer para receber uma seleção mundial de futebol, sintetizou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Silvio Chies, responsável por conduzir o processo na cidade. Diferentemente da maioria das cidades, em Farroupilha não há um comitê pensando como articular medidas para emplacar a escolha.

Para Chies, três fatores pesam a favor da cidade: a qualidade da infraestrutura do estádio municipal, indicado para local dos treinos; a localização privilegiada em relação a Porto Alegre e sua proximidade com Caxias do Sul e Bento Gonçalves; e a segurança e tranquilidade da cidade, que mesmo inserida num grande centro regional urbano, ainda mantém a calma típica do interior. O secretário ainda relaciona o Hotel Farina Park, localizado a menos de 15 quilômetros do estádio municipal, com suas 140 suítes, e já bloqueado pela Fifa para o período da Copa do Mundo. “Agora vamos esperar para ver como o assunto será encaminhado, mas é certo que o poder público não pretende assumir obras que causem rombos no orçamento. Faremos tudo o que for possível, dentro da nossa realidade, para receber uma seleção.”

Um dos segmentos que mais evoluiu em Farroupilha nos últimos anos foi o da gastronomia. Chies acredita que, atualmente, a rede de restaurantes tenha capacidade para atender simultaneamente de 4 mil a 5 mil pessoas. Isto se deve, segundo ele, ao aumento surpreendente, em especial, de visitantes lojistas para fazer compras nos seis shoppings de fábricas existentes na cidade. “Diariamente recebemos verdadeiras multidões, o que tem exigindo constante qualificação no atendimento pelas empresas do setor de vestuário e dos restaurantes.” Ele calcula em mais de 2 milhões de pessoas circulando anualmente nestes locais. Para outubro está programada a inauguração de mais um shopping, maior que os demais já localizados em Farroupilha.

Outro motivo de grande visitação ao município é o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, que atrai fiéis de todo o País. Anualmente o local recebe em torno de 1,7 milhão de pessoas. Parte deste público, bem como dos shoppings, também pernoita na cidade, que hoje tem nove hotéis e a oferta de 700 leitos, além de outros 200 em seminários e pousadas familiares. Outro ponto de atração turística é o Salto Ventoso, no interior do município. Segundo Chies, dos nove hotéis dois são novos e três ampliaram suas instalações. “Estamos passando por momento virtuoso na gastronomia e hotelaria. Isto foi determinante na nossa pré-indicação.”

Estádio das Castanheiras passa por adequações para receber seleções

O Estádio das Castanheiras, local pré-indicado para servir de centro de treinamento, integra o Parque Cinquentenário, complexo erguido na Rota dos Romeiros, que ainda reúne quadras esportivas cobertas, parque de exposições e o CTG Ronda Crioula. Construído no início da década 1980 pela prefeitura, o estádio foi cedido por 10 anos pelo executivo, com autorização legislativa, para a Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Brasil, clube que disputa a segunda divisão do Campeonato Gaúcho.

O presidente da agremiação esportiva, Flávio Daniel Cortiana, assinala que foram feitos investimentos na reformulação da estrutura do estádio, com destaque especial para o campo, que tem grama importada da Alemanha e idêntica à existente nos principais gramados do Rio Grande do Sul. A mudança foi conduzida pela engenheira-agrônoma Maristela Kuhn, profissional de Porto Alegre que integra a equipe que cuidará dos campos para a disputa da Copa do Mundo do Brasil em 2014. “É uma grama adequada para resistir às oscilações climáticas da Serra, sobretudo às baixas temperaturas do outono e inverno,” enfatiza o presidente. Também foi trocado o sistema de drenagem, agora automatizado para facilitar a conservação. O campo também sofreu alterações nas dimensões e passou a ter 108 por 72 metros. Desde 2007, quando assumiu o estádio, o clube reformou os vestiários, construiu camarotes à beira do gramado, novas cabines de imprensa e salas para o setor administrativo.

Cortiana afirma desconhecer com detalhes as exigências da Fifa para a indicação dos locais para centro de treinamento, mas acredita que o Estádio das Castanheiras está em condições de receber uma seleção. Observa que, além do estádio, o complexo oferece quadras cobertas, aonde podem ser realizados treinos em dias de chuva.

Ele anuncia que outras melhorias serão feitas com recursos públicos federais, na ordem de R$ 500 mil, obtidos por meio de emenda parlamentar. No entanto, a aplicação dependerá de acordos com a prefeitura, detentora da verba. Dentre as prioridades do clube estão a cobertura parcial das arquibancadas e construção de novo lance no setor oposto ao pavilhão social.

O estádio tem capacidade para 5 mil espectadores. Conta com oito cabines de imprensa, três camarotes, quatro banheiros, bar, três vestiários, academia e salas de fisioterapia e massoterapia. Há, ainda, sala de imprensa e outra para entrevista, além de toda estrutura administrativa com nove salas, banheiros e almoxarifado.

Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=63207&fonte=news

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: