Brasil e Argentina fazem acordo para desbloquear mercadorias

A decisão foi anunciada pelos países como um gesto de boa vontade para destravar a situação comercial bilateral

Juan Mabromata/AFP

Segundo porta-voz, a partir de sexta-feira o Brasil emitirá licenças para a entrada de veículos enquanto a Argentina autorizará o ingresso de alguns produtos brasileiros

Brasília – Os governos de Brasil e Argentina anunciaram nesta quinta-feira um acordo para autorizar – a partir de sexta-feira – o ingresso de mercadorias bloqueadas por uma disputa comercial.

A decisão foi anunciada pelos países como um gesto de boa vontade para destravar a situação comercial bilateral, comprometida após a imposição de medidas restritivas por ambas as partes, informou um porta-voz do governo brasileiro à AFP.

“Ficou acertado nesta quinta-feira que os secretários executivos dos ministérios (de Indústria e Comércio) de cada país se reunirão na segunda e terça-feira para discutir uma solução à disputa”, disse um porta-voz do ministério da Indústria e Comércio em Brasília.

Segundo o porta-voz, a partir de sexta-feira “Brasil emitirá algumas licenças para a entrada de veículos, em um volume ainda não definido, e em contrapartida – também como gesto de boa vontade – a Argentina autorizará o ingresso de alguns produtos brasileiros, como baterias, calçados e pneus”.

Contudo, ele insistiu que “isto não significa o fim das medidas adotadas pelo Brasil uma semana atrás”, quando o país suspendeu a licença automática para a importação de automóveis, fazendo com que a autorização de ingresso destes produtos leve até 60 dias.

“As licenças continuam sendo não-automáticas. Nas reuniões de segunda e terça-feira se negociará uma saída para essa situação”.

Nesta semana, ambos os governos anunciaram que estão dispostos a negociar o conflito iniciado por medidas protecionistas bilaterias que ameaçam diminuir o fluxo comercial entre os maiores sócios do Mercosul.

A Argentina é o terceiro maior sócio comercial brasileiro, depois de China e Estados Unidos, com um volume de intercâmbio bilateral de 33 bilhões de dólares em 2010

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/brasil-e-argentina-fazem-acordo-para-desbloquer-mercadorias–2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: