Artigo : Abra a felicidade rápido

Apenas para dividir uma opinião

Mesmo tentando ser o mais “globalizado” possível, ainda fico impressionado com a rapidez que tudo acontece…Existe um sociólogo.. 

chamado Zygmunt Baumann (veja mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Zygmunt_Bauman) , que escreveu algumas obras muito interessantes, ao referir-se sobre a modernidade líquida que vivemos. Comenta de um mundo com pouca profundidade, pouca coesão entre as coisas . A sinopse do livro Modernidade Liquida, diz o seguinte: “modernidade imediata é ‘leve’, ‘líquida’, ‘fluida’ e infinitamente mais dinâmica que a modernidade ‘sólida’ que suplantou. A passagem de uma a outra acarretou profundas mudanças em todos os aspectos da vida humana. Zygmunt Bauman cumpre aqui sua missão de sociólogo, esclarecendo como se deu essa transição e nos auxiliando a repensar os conceitos e esquemas cognitivos usados para descrever a experiência individual humana e sua história conjunta. Este livro complementa e conclui a análise realizada pelo autor em ‘Globalização – as conseqüências humanas’ e ‘Em Busca da Política’. Juntos, esses três volumes formam uma análise das condições cambiantes da vida social e política. “

Neste exemplo, pensemos apenas nos últimos 4 dias. Não estou falando de anos, meses, mas apenas 96 horas!

Trending Topics p 1: na sexta, dia 29/04, o mundo praticamente não falou em outro assunto, o dito casamento real. Flores, plumas, chapéus, canapés, com direito a carruagem e vestido de estilista famoso e carro emprestado do pai. Comentou-se : Você viu a unha da princesa? O chapéu da rainha? O queixo do duque de não-sei-onde. Enfim, assunto não faltou… tudo muito lindo, glamoroso, um conto de fadas na vida real.

Trending Topics 2: logo após, do sábado para o domingo, a mídia inteira notifica o mundo da beatificação meteórica do Papa João Paulo II. Não questiono nenhum sentido religioso, mas sim, o fato de ter outro assunto palpável para ser transmitido de novo ao vivo pela TV e Internet no mundo. Alguns comentam que cerca de 1 milhão de pessoas participaram fisicamente no Vaticano esperando pelo caixão que foi retirado da cripta… parece que ainda está em exposição… Evento, que aliás, foi transmitido pelo YOUTUBE!

Trending Topics 3: Hoje pela manhã, dia 02/05, fui surpreendido com um assunto além-túmulo… BIN LADEN morto ontem pelos exércitos norte-americanos??? Já são 10 anos desde as torres gêmeas, e concordo plenamente que tudo foi muito, muito doloroso e horrível para a sociedade. Aliás, este fato em 2001, foi também transmitido ao vivo ao mundo inteiro. Lembro quando ocorreu, eu estava trabalhando naquele dia do atentado de 11/09 e havia um colega de trabalho que era praticamente um “Galvão Bueno” da tragédia e contava-nos passo a passo o que estava ocorrendo… o mundo parou! Agora, vemos Obama comemorando na TV e o povo saindo às ruas para dizer que estão felizes com a justiça realizada. Fotos do possível corpo foram divulgadas, facções solidárias ao terrorista já ameaçam os EUA e de uma hora para outra, e já se fala em sucessores, ou seja, não acabou, mas apenas é outro tópico de uma mesma história.

Sem contar nos últimos dias, a tragédia natural dos furacões nos Estados Unidos, o ataque ao Kadaf, etc, etc, e etc. Ah, houve há certo tempo, o terremoto no Japão, se alguém já esqueceu. Estes dias ainda vi uma reportagem falando muito bem da re-estruturação do país. Também um atentado em escola com morte de muitas crianças, onde foi mesmo? Estranho, ninguém comenta mais nisto…

Enfim, o que gostaria de trazer com isso, é demonstrar o quanto tudo é muito rápido. Se você trancar-se em casa, não ligar rádio ou TV ou menos ainda a internet, é capaz de sair na rua e sentir um ermitão. Ou até mesmo, quem lembra do filme Naufrago, com Tom Hanks? – aquele mesmo que desesperadamente fazia propaganda da FEDEX e da WILSON – ôpa, o foco era outro, era falar do desespero de alguém sozinho frente a dificuldades… esqueci – Somos náufragos de um mundo em constante atividade líquida.

 Apenas para opinar mesmo…e acho que vou beber uma Coca-Cola  .   Está na propaganda, que é a própria felicidade! Tão simples… e estou precisando…  Mas será que é reciclável ?

 

Comente comigo este tema, deixe sua opinião aqui no BLOG, é muito bem-vinda.  Clique abaixo em “leave a coment” e opine.

: O

Abraços, André Viana

Um comentário em “Artigo : Abra a felicidade rápido

  1. Conforme Renato Ortiz, no interior da sociedade de consumo são forjadas referências culturais mundializadas… com todas estes acontecimentos e transmissões simultâneas, estamos cada vez mais mundializados e … consumindo informações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: