Dona da Olympikus e da Azaléia compra fábrica na Índia

Mais um exemplo da globalização produtiva. Outra empresa a migrar parte da produção brasileira para outro país, visando maior competitividade e redução de custos. Será que estamos em um novo processo de desindustrialização?  Vale refletir…

—-

Sapatos | 18/04/2011 09:02

Vulcabras pretende investir 50 milhões de dólares na operação em seus dois primeiros anos, segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo

Beatriz Olivon, de

Linha de montagem da Vulcabrás/Azaléia: o negócio será assinado no começo de julho

São Paulo – A Vulcabras comprou uma fábrica na Índia e está transferindo para o país asiático parte de sua produção de tênis. Nos dois primeiros anos a dona das marcas Azaléia, Olympikus e Dijean, entre outras, vai investir 50 milhões de dólares na operação. A informação é do jornal O Estado de São Paulo.

Entre os motivos para fabricar na Índia estão a redução de competitividade no Brasil em decorrência do real forte e da com concorrência com os importados. A Vulcabras vai utilizar a fábrica na Índia para produzir a etapa que exige a maior contratação de mão-de-obra para a costura do tênis – a parte superior do produto, que será enviada para o Brasil e para a Argentina, onde será feita a colagem da sola. A empresa calcula que, dentro de dois anos, vai produzir 60% dessa parte superior na fábrica indiana e que esse procedimento deve reduzir à metade o custo de produção.

A unidade adquirida emprega 1.000 pessoas. O plano da Vulcabras é aumentar esse número para 5.000 em um ano e meio. Além disso, a brasileira também vai trabalhar com empresas terceirizadas locais e gerar, assim, 8.000 empregos diretos e indiretos na Índia. O número é maior do que o de funcionários da operação na Argentina.

Na última semana a empresa fechou a aquisição mas o negócio será assinado no começo de julho. O valor da operação não foi informado. A fábrica localiza-se em Chennai, uma das cinco maiores cidades da Índia.

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/dona-da-olympikus-e-da-azaleia-compra-fabrica-na-india

Um comentário sobre “Dona da Olympikus e da Azaléia compra fábrica na Índia

  1. Acredito que atualmente as empresas de calçados estão focando recursos nas competências centrais, como por exemplo, Marca, P&D, relacionamento com clientes, e terceirizando quase todas etapas de produção, principalmente no setor de costura. Sempre estão à procura de novos mercados que possam fornecer mão de obra mais barata, incentivos do governo local, preços competitivos, novas tecnologias, e matérias-primas, para assim manter a competitividade com produtos internacionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s