Google desafia Facebook e entra de vez na busca social

e a briga pelo espaço ilimitado das redes sociais continua…

——

Por Redação do IDG Now!
Publicada em 30 de março de 2011 às 15h37
Atualizada em 30 de março de 2011 às 17h53

Ainda em fase experimental, o recurso tem tudo para ser um grande passo da gigante das buscas no mundo das redes sociais

A Google acaba de anunciar em seu site Labs, área de experimentos da empresa, o recurso +1. Cada vez que um resultado de busca agradar ao internauta, ele poderá marcar o link da SERP (página de resultados de busca) clicando no símbolo exibido ao lado da URL sugerida.

Com base na lista de contatos de Gmail do usuário, tal marcação poderá influenciar a exibição desse resultado nas buscas realizadas por pessoas que façam parta da relação de contatos do internauta. Segundo a Google, as recomendações +1 também vão aparecer nos anúncios pagos mostrados ao lado dos resultados de buscas. Em testes internos, o Google descobriu que incluir as recomendações aumenta o número de pessoas que clicam em anúncios, disseram executivos da empresa à Reuters.

Para habilitar essa função, as buscas devem ser realizadas usando o Google.com e o usuário tem de estar “logado “em sua conta Google. Para maioria dos usuários, o profile do Google está diretamente relacionado à conta do Gmail. Mas é possível ter um Profile Google com outro e-mail.

Uma vez logado na conta Google, visite o site Google Labs e clique em “Join This Experiment”.

Pronto, agora, cada que que for realizar uma busca no Google.com, essa opção estará habilitada.

A medida tem um ar de “tapa de luva” no Facebook, pois com o uso do Gmail mais difundido que a rede da rival, a Google consegue entrar no Facebook sem sua autorização.

Chamada de busca social, esse tipo de avaliação de links por parte de usuários não é nada novo. Outros mecanismos de busca já usam esse recurso, como o Blekko.

Em futuro próximo, segundo a Google, o usuário será capaz de ver a sua própria página “+1” em uma nova aba no seu perfil do Google. E poderá compartilhar essa página com seus contatos. Nas próximas semanas, o botão +1 deverá aparecer em outros produtos da Google e sites em toda a web.

Mais informações sobre o funcionamento da busca social do Google estão disponíveis em http://www.google.com/+1/button.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/03/30/google-desafia-facebook-e-entra-de-vez-na-busca-social/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s