Cachorro-peixe Made In Argentina?

Alguém lembra desta propaganda? É um pouco “sem sentido”, mas com certeza fácil de recordar pela forma peculiar que aparece um cidadão com um nada menos que chamado “cachorro-peixe de estimação”. Ah, era um comercial da Volkswagen.

O que realmente quero comentar é que isto faz parte do nosso contexto Mercosul. “O Tratado do Mercosul, do qual são signatários Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, pode ser a solução do impasse criado entre Brasil e Argentina após a edição da Lei de Serviços de Comunicações Audiovisuais naquele país, conhecida como Lei de los Medios.” Segundo reportagem da revista Exame.

Na verdade, uma lei relacionada às produções audio-visuais na Argentina, beneficia financeiramente quem produz filmes naquele país, desta forma, existe uma demanda muito grande de produções do mercado brasileiro, sendo produzidas nos hermanos, gerando agora uma preocupação por parte da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) que irão solicitar ao governo federal reciprocidade no tratamento com o mercado vizinho e estudar minuciosamente o texto legal promulgado pelo governo da presidente Cristina Kirchner.

Ainda, segundo a matéria, “em novembro do último ano, o McDonald’s, que havia orçado um megaprojeto de comunicação em pelo menos cinco agências diferentes no Brasil, teria optado por transferir a produção dos principais filmes da campanha para a Argentina, após a promulgação da lei. Informações do mercado apontam que gigantes globais, como Unilever, Coca-Cola e Procter & Gamble, ao transferir a produção de suas peças para o país vizinho, trariam um impacto negativo de R$ 300 a R$ 400 milhões para o mercado publicitário brasileiro. A Abap está do nosso lado. Não podemos sucatear a indústria publicitária nacional”, afirmam os entrevistados.

Não é apenas em bens tangíveis que barreiras acontecem, na área cultural também. Lembrem disso: CULTURA E COMÉRCIO EXTERIOR também tem relação de muita proximidade.

Reportagem na íntegra: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/mercosul-pode-reverter-lei-audiovisual-argentina

E o comercial, lógico: o carro é legal, mas o tal bichinho…

Abs

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