Infraero anuncia contratação de 900 funcionários contra caos aéreo

22/11/2010 – 17:20 (atualizada em 22/11/2010 17:25)

 

Já a Anac suspendeu férias de gerentes e, para facilitar a operação nos aeroportos, a Polícia Federal se comprometeu a atender em todos os guichês os passageiros nos horários de pico

A Infraero, estatal que administra os aeroportos, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), reguladora do setor aéreo, anunciaram nesta segunda-feira (22) reforço nas equipes e compra de equipamentos para evitar transtornos no fim de ano. No período, são esperados 59 milhões de embarques e desembarques, 20% a mais que no ano mesmo período do passado.

A Infraero deve contratar cerca de 900 funcionários, comprar 13 mil carrinhos para bagagens, 54 ônibus, 30 microônibus, 100 veículos operacionais e 29 ambulâncias. Já a Anac suspendeu férias de gerentes entre os dias 15 de dezembro e 31 de janeiro e informou que contará entre os dias 17 de dezembro e 3 de janeiro, com 120 fiscais de plantão nos principais aeroportos do País.

Com as companhias aéreas, a Anac estabeleceu uma série de medidas como a disponibilização de aviões extras, a proibição do overbooking (venda passagens acima da capacidade da aeronave), o encaixar passageiros de voos cancelados ou com problemas em outras companhias e a ampliação do check-in.

No fim de ano, para evitar filas que poderão chegar a quatro horas no período de maior movimento, as companhias devem atender em todos os balcões de check-in e incentivar a confirmação do embarque pela internet, celular e nos totens instalados nos saguões. Um maior número de funcionários também será contratado para dar agilidade ao procedimento.

No caso de descumprimento das medidas, a presidente da agência reguladora Solange Vieira informou que poderá punir as empresas com cancelamento da autorização de voos regulares e fretados. “As questões foram acordadas com os presidentes. A partir disso, a Anac pode punir com restrições de voos. Os passageiros podem ficar tranquilos”, declarou.

Com a aproximação do dissídio dos trabalhadores da categoria, o presidente da TAM, Líbano Barros, confirmou que as negociações trabalhistas estão em curso e que não devem ocorrer problemas decorrentes de paralisações. “Está tudo conforme o previsto, as tratativas começaram em julho e se estendem até 1º de dezembro”, afirmou ao deixar a reunião.

As medidas são válidas para o embarque doméstico, mas, para facilitar a operação nos aeroportos, a Polícia Federal se comprometeu a atender em todos os guichês os passageiros nos horários de pico. Para os estrangeiros, a Infraero anunciou a divulgação de uma cartilha sobre os direitos dos passageiros em língua inglesa.

Para tirar dúvidas ou fazer reclamações sobre companhias aéreas, os passageiros podem ligar gratuitamente para o número da Anac (0800-725-4445) ou no site http://www.anac.gov.br/faleanac. O atendimento é feito em inglês e espanhol.

FONTE: http://www.abril.com.br/noticias/brasil/infraero-anuncia-contratacao-900-funcionarios-caos-aereo-609970.shtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: