CHINA INICIA MAIOR CENSO DO MUNDO

Da AFP

mundo@eband.com.br

A China iniciou nesta segunda-feira o censo decenal da população, durante o qual seis milhões de funcionários do governo serão enviados às residências para reunir informações sobre a sociedade chinesa, cada vez mais urbana e mais velha.

O país de maior população do mundo tinha, no fim de 2009, mais de 1,33 bilhão de habitantes. O governo prometeu que os dados individuais do censo serão confidenciais, mas a polícia pode intervir caso alguns habitantes se recusem a participar, informou o jornal estatal China Daily.

Muitos chineses podem tentar escapar do censo em consequência de uma situação ilegal a respeito das rígidas regras de controle da população.

Irregularidades

Mais de 200 milhões de chineses migrantes abandonaram o campo para trabalhar nas cidades, onde geralmente caem em situação irregular e viram cidadãos de segunda categoria.

As famílias que violaram a política do filho único também representam outra fonte de erros para o censo.
Muitos casais escondem das autoridades a existência de um segundo, ou até mesmo terceiro, filho. As famílias temem o rigor das autoridades.

O censo de 2010, que deve durar um mês e terá os resultados publicados em 2011, permitirá obter estatísticas valiosas sobre questões sociais cruciais para a China, como o êxodo do campo para as cidades.

FONTE http://www.band.com.br/jornalismo/mundo/conteudo.asp?ID=100000363691

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: