FIMEC 2010 – importação de tecnologia

  •  
    • Máquinas dão um espetáculo à parte na Fimec
       

Novo Hamburgo/RS – As novas tecnologias e as grandes máquinas estão entre as atrações da 34ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), que ocorre nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, até  sexta-feira (16). Entre um estande e outro os visitantes são atraídos pela inovação e praticidade dos equipamentos apresentados. São injetoras, robôs, impressoras, enfim, máquinas que agilizam a produção, reduzem a quantidade de poluentes, protegem a saúde do trabalhador e garantem excelentes resultados.
 
Os estandes com grandes máquinas são parada obrigatória do público presente na Fimec, que assiste a um espetáculo de tecnologia. Entre eles, dois robôs cor de laranja, de diferentes tamanhos, apresentados pela empresa alemã Desma, trabalham em parceria na produção de calçados. O maior é usado para fazer a aspiragem do cabedal e deixá-lo pronto para a injeta, produzindo até 200 pares por hora, com economia de matéria-prima. O outro aplica o desmoldante na matriz e não permite que o PU grude na matriz, utilizando a medida certa do produto, evitando o desperdício, reduzindo a poluição e exposição do trabalhador a possíveis efeitos do processo de colagem. 
 
NANOTECNOLOGIA – Com nanopartículas de tinta, a Practika 64, uma impressora italiana apresentada pela empresa MuchColours, de São Paulo, transforma couro, madeira, tecido, metal, em obra de arte e virou atração na feira. Segundo o gerente-comercial da empresa, Marcio Finavaro, a máquina é utilizada em diversos setores da indústria, através de nanopartículas de tinta que penetram no material. “Isto garante maior qualidade e durabilidade ao produto final”, sintetizou ele.
 
Na empresa Lalos Metalúrgica, de Novo Hamburgo, em poucos segundos, uma peça de metal cai em um compartimento da LM 150, injetora que chega a produzir 650 peças por hora, dependendo do modelo. No corredor onde está instalada, os visitantes são atraídos pelo barulho das pequenas peças produzidas transformadas em chaveiros. A injetora é utilizada em vários segmentos e produz enfeites para bolsas e calçados, vestuário, peças automotivas e para o setor elétrico. De estande em estande, os visitantes da 34ª Fimec são surpreendidos com o que há de melhor no setor de máquinas e equipamentos.
 
A Fimec tem a parceria da ABECA – Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins; ASSINTECAL – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos; ABQTIC – Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro; CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil; ACI-NH/CB/EV – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha; IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos; ABRAMEQ – Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins; AICSul – Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul; e Centro Universitário Feevale. Informações adicionais estão disponíveis no site www.fimec.com.br  .
 
Em 15/04/2010
De Zotti – Assessoria de Imprensa

fonte: http://www.abicalcados.com.br/noticias_maquinas-dao-um-espetaculo-a-parte-na-fimec.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: